Gestão de Pessoas

RH estratégico: como a gestão de pessoas impulsiona os resultados?

Escrito por HCM

Neste artigo, vamos falar de RH estratégico: como a gestão de pessoas impulsiona os resultados. Acompanhe!

Devido à grande competitividade entre os mercados de bens e serviços, o RH tem sido constantemente instigado a se tornar cada vez mais estratégico. Essa necessidade é exposta pela liderança das empresas, que começam a entender que negócios são feitos e movidos pelo capital humano, sendo o engajamento das pessoas fundamental para conquistar desempenhos de alta performance.

Contudo, muitas vezes, essa solicitação de posicionamento estratégico não se reflete nas ações e nas decisões pela cúpula das empresas. Na prática, o RH nas empresas ainda executa tarefas essencialmente operacionais. Para mudar isso, é preciso que as estratégias de RH sejam realmente objetivas, com uma gestão embasada em diversos elementos como metas, informações técnicas, indicadores, tecnologias, controles, políticas internas e decisões que efetivem a potencialização do pensar intelectual e criativo dentro das organizações.

O planejamento de RH deve ser verificado constantemente e focado nas pessoas, já que contempla metas corporativas importantes, que vão desde governança e compliance, captação e retenção de colaboradores, e o desenvolvimento do time interno em diversos níveis até a construção de oportunidades de crescimento e a formação de equipes de alta performance.

Vale lembrar que o planejamento de RH estratégico é importante para a conquista de bons índices de motivação, satisfação e produtividade entre os funcionários. Por isso, o RH não pode ser superficial ou imediatista.

 

Impulsione resultados com estratégias

Para se estruturar um RH estratégico, é importante ter um modelo de gestão por competências que se inicie dos desafios estratégicos, do posicionamento de mercado, de valores da empresa e expresse as competências que são fundamentais para que essa estratégia seja implementada.

Depois disso, é necessário analisar os espaços entre as atuais competências e as que são esperadas pela empresa. Faça ações que ajudem o desenvolvimento dessas aptidões e, finalmente, que as acompanhem, para validar se realmente estão inseridas na empresa, fazendo assim, um ciclo saudável de desenvolvimento de competências orientadas pela estratégia.

Com isso, você terá uma estratégia do ponto de vista de desenvolvimento das pessoas. O mesmo vale para vários outros elementos que o setor de Recursos Humanos gerencia, como remuneração, clima organizacional para execução da estratégia, seleção de pessoal, entre outros.

Tomada a decisão de implementar esse plano de ação, ele precisa ser efetivamente acompanhado e gerenciado de forma periódica na empresa, como um processo, pois do contrário, o setor volta a ser o que não queremos: um RH concentrado apenas na rotina operacional e administrativa. Um Recursos Humanos estratégico é um setor que auxilia a organização a efetivar a estratégia.

Faça da comunicação uma aliada

O planejamento estratégico do RH precisa ser comunicado em todos os níveis hierárquicos da empresa, com uma comunicação clara e objetiva, direcionada pelos seus líderes e acompanhada de perto pelo setor de RH. Os profissionais da área devem se posicionar dentro da empresa para atuarem de forma objetiva.

Por meio da execução da estratégia, é possível acompanhar e monitorar a comunicação na empresa, tomando atitudes e realizando ações em todos as subáreas, alinhados à estratégia empresarial do negócio.

É importante que o setor de Recursos Humanos tenha contato com as informações estratégicas da organização e participe ativamente deste processo de planejamento. Entende-se por atuar de forma estratégica o acesso para colaborar ativamente nas reuniões da direção, como uma pessoa que vai poder assessorar no desenvolvimento e alcance dos objetivos da empresa.

Por meio do planejamento estratégico da empresa, é possível recrutar e selecionar candidatos de acordo com os valores da organização, desenvolver e aplicar programas de treinamento estruturados com base nas estratégias da empresa, manter e gerenciar a cultura e o clima empresarial e fazer planos de remuneração dentro do perfil estratégico da companhia.

Também é possível executar programas de comunicação corporativa conforme o planejamento estratégico do RH, de maneira que as informações possam correr sistematicamente e dentro dos padrões e valores do negócio.

Torne o RH estratégico realmente!

Para que o Recursos Humanos seja o que hoje denominamos de RH estratégico, os profissionais que atuam nesta área precisam desenvolver várias habilidades e comportamentos que vão auxiliar a sua inclusão no nível estratégico das empresas. É preciso ter uma excelente capacidade de comunicação e comportamento de posicionamento dentro da organização, de forma que consiga ter entrada de forma efetiva das decisões estratégicas do negócio.

É necessário agir, saber negociar, liderar e possuir uma capacidade de ver a empresa como um todo, e não ficar apenas aguardando um chamado da diretoria para participar deste processo. Saber expor o seu ponto de vista, a sua relevância dentro da organização é um fator determinante, pois, apenas assim os profissionais de Recursos Humanos vão poder ter a chance de participar, conhecer melhor as outras áreas da organização, apresentar seus projetos conforme as metas e, assim, implementar e apresentar os resultados da sua área para a alta direção da empresa.

Tenha iniciativa, conhecimento e negociação

Eis acima as principais competências que devem ser desenvolvidas junto aos profissionais de RH. É necessário compreender, muitas vezes, inclusive, tarefas de outros setores, como por exemplo, vendas, controladoria e expedição.

Ao compreender a linguagem dos demais setores de uma organização, será mais fácil entender o que eles dizem, propõem e, assim, poder defender as suas necessidades e sugestões de maneira mais fluida.

Neste sentido, ser estratégico é se firmar de maneira coerente e atuante, podendo integrar as áreas e proporcionar o melhor para as pessoas que fazem parte da empresa, buscando maximizar resultados por meio do capital humano.

Faça da consultoria uma aliada

Ao final deste artigo, você pode se perguntar como aliar todos esses desafios à sua rotina. A resposta é simples: terceirize o que não for estratégico, como a folha de pagamento. Isso vai ajudar a aliviar as demandas do setor.

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

cta-blog

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This