Gestão de Pessoas

Redução de custos empresariais: como fazer sem afetar o seu RH!

Escrito por HCM

O país vem atravessando uma fase difícil em sua economia, de maneira que há perspectivas de redução do PIB nacional. Em função disso, as empresas, em geral, esforçam-se para conseguir uma redução de custos empresariais, para aumentar a margem de lucro e manter seu potencial competitivo.

O problema é que grande parte delas não planeja adequadamente o corte de gastos. Medidas tomadas de forma precipitada e sem um bom planejamento podem afetar negativamente os diversos setores de uma organização, inclusive o seu Departamento de Recursos Humanos.

Veja como efetuar a redução de custos empresariais sem que isso comprometa o seu negócio e a produtividade do RH:

O RH e os desafios na retenção, contratação e demissão de funcionários

O setor de RH cada vez mais está adquirindo um papel estratégico extremamente importante dentro das empresas, sobretudo no que se refere às contratações de funcionários de excelente nível, ao desenvolvimento de líderes e à retenção de talentos.

A redução de gastos pura e simples pode afetar todos esses processos e comprometer o bom relacionamento da empresa com os funcionários.

Em épocas de crise financeira, uma das medidas mais tomadas pelos gestores é a demissão de funcionários de forma a reduzir os custos com a folha de pagamento. Além disso, quando os profissionais se sentem, de alguma maneira, lesados em seu trabalho, a maior parte prefere pedir demissão e procurar outro emprego que tentar um reajuste de salário com os patrões.

A demissão pode envolver sérias perdas para a empresa, já que ela poderá perder grandes talentos. Cabe ao RH gerir esse processo de demissão, retenção e contratação — uma tarefa desafiadora diante de problemas econômicos e da necessidade premente de cortar gastos.

Em tempos difíceis, a política de cargos e salários mantém-se, em regra, estagnada. Essa estagnação não é muito atrativa para os funcionários, que sempre buscam oportunidades de crescimento.

Contudo, conscientes de que a oferta de empregos está em queda, a maior parte desses contratados prefere garantir o emprego atual a arriscar a busca por um emprego mais rentável. Assim, o setor de RH sente dificuldades em contratar profissionais para cargos estratégicos (que são fundamentais em épocas de crises), como executivos de alto escalão para gerenciar um bom planejamento e bons vendedores para otimizar as vendas.

Considerando o contexto, o RH sempre se vê diante de grandes desafios e dificuldades para enfrentar a crise e a redução de custos empresariais.

A redução de custos empresariais afeta a produtividade e a qualidade do setor de RH

O setor de RH é muito cobrado em relação à produtividade dos funcionários. Nesse sentido, cabe ao RH trabalhar a capacitação dos colaboradores e o clima organizacional para que todos trabalhem melhor.

Logo, é preciso aumentar a produtividade em uma empresa diante de um cenário econômico negativo. Mas como fazer isso com eficiência a partir da redução de custos empresariais?

A queda na produtividade implica na redução da qualidade dos produtos e serviços, o que desagrada os clientes, cada vez mais bem esclarecidos e com melhores opções de compras em função de uma concorrência crescente.

O RH pode ajudar a reduzir os custos empresariais

É necessário, portanto, efetuar o corte de gastos, mas de modo que os setores da empresa, inclusive o RH, não se prejudiquem com essa medida.

Na verdade, o próprio RH pode contribuir para a redução de custos empresariais se for bem administrado. O setor pode ajudar a empresa a diminuir gastos com água, luz, telefone, papel, material de trabalho em geral e desperdícios diversos.

Uma campanha de conscientização entre os empregados promovida pelo RH pode estimular a participação de todos os funcionários na busca pela economia.

Veja a seguir boas formas de reduzir gastos sem afetar negativamente o RH:

O uso estratégico da tecnologia

Certamente, a tecnologia contribui para diminuir custos, evitando deslocamentos entre pontos de negócio e até reduzindo a quantidade de visitas a clientes.

É possível, por exemplo, realizar reuniões por meio do Skype ou Hangout, reduzindo-se custos com viagens e hotéis.

É bastante válido investir nas ferramentas tecnológicas e substituir os processos manuais por métodos automatizados. A digitalização substitui muitos arquivos físicos, e o armazenamento e envio de documentos em formato digital evitam a necessidade da impressão contínua desses dados.

A automatização dos processos cria rotinas de trabalho escaláveis, conforme as exigências da empresa. É uma estratégia que diminui custos não somente por reduzir o tempo dispendido nas tarefas, mas também por evitar erros reiterados, diminuindo o retrabalho e aumentando a eficiência e a confiabilidade dos processos.

O investimento em uma consultoria especializada de RH

O departamento de RH pode necessitar de adequada orientação especializada para efetuar determinados processos e otimizar seus resultados.

A consultoria pode dar suporte em todas as tarefas efetuadas pelo RH, ajudando a diminuir os custos sem afetar a qualidade. Veja alguns aspectos em que poderá ser mais vitorioso:

  • treinamento e desenvolvimento (elaboração de práticas para melhorar as habilidades dos empregados);

  • retenção de talentos (os bons profissionais ajudam a aumentar a produtividade e ajudam a reduzir custos);

  • recursos e infraestrutura (o setor precisa de um bom local de trabalho e de recursos que garantam a integração dos processos, como softwares);

  • clima organizacional (construção de um ambiente agradável, favorável ao trabalho);

  • demissão (processo delicado que deve ser conduzido com cuidado).

  • parametrização de sistemas (garantindo que os dados sejam organizados de maneira ágil para as necessidades da empresa)

A definição de metas para a produtividade da equipe

Estabelecer metas para a produtividade de sua equipe contribui para edificar valores, definir porcentagens e manter os níveis de produtividade em alta.

Ainda que sejam desafiadoras, as metas devem ser realistas e alcançáveis. Deve-se considerar o cenário econômico atual, bem como respeitar as perspectivas para o futuro e o autêntico potencial da empresa.

Ter alvos realistas ajuda a entender melhor e otimizar seus custos. Cortam-se os desperdícios e há real contribuição para aumentar sua rentabilidade.

Redução de horas extras

Uma das formas mais eficientes de efetivar a redução de custos empresariais é diminuindo-se as horas extras de seu time. Antes da decisão, vale a pena avaliar bem o impacto que a medida causará, de fato, na sua produtividade e na realização dos projetos.

Nesse sentido, é preciso encontrar alternativas que não atrasem as entregas, nem desagradem os clientes.

Terceirização

A empresa terceirizada é responsável pela sua equipe de trabalho (o pagamento, os encargos sociais e outras coisas). Em alguns casos, a terceirização pode ajudar até a reduzir a ocupação de espaço na sua organização, trazer agilidade nos serviços e reduzir também os custos operacionais.

Algumas atividades que podem ser terceirizadas são: limpeza, segurança, serviços como contabilidade e folha de pagamento, bem a adoção de recursos SaaS (software como serviço), em que as atividades são realizadas online, sem a necessidade de equipamentos próprios e o usuário só paga pelo serviço que utiliza.

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e deixe que especialistas cuidem desta parte para você.

E então, já imaginou como poderá reduzir os seus custos? Para mais detalhes sobre como atuar no RH de forma estratégica, contribuindo para a redução de custos empresariais, não deixe de baixar o nosso guia prático para o RH estratégico.

cta-blog

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This