Gestão de Pessoas

KPIs de RH: conheça os principais e saiba como acompanhar!

Escrito por HCM

KPIs de RH podem ser extremamente úteis para a sua empresa. Trabalhar com parâmetros de desempenho é certamente uma maneira inteligente de manter as coisas em dia, dando à organização condições para reagir diante de eventualidades e critérios para investir da maneira certa quando for preciso.

Sendo assim, nada melhor do que considerar o uso de indicadores de desempenho para o setor de Recursos Humanos. Saiba quais são os principais deles e como podem ser melhor utilizados.

Headcount

Headcount ou número de colaboradores, é um indicador simples, que permite a você conferir o número exato de colaboradores presentes em sua folha de pagamento, além de obter informações sobre eles.

Uma melhor maneira de trabalhar com o Headcount é criando categorias por sexo, idade, grau de instrução, salário, tempo de serviço, cargo, entre outros. Quando bem trabalhada, essa ferramenta permite ao gestor uma visão mais abrangente do perfil dos funcionários da empresa e, assim, desenvolver ações precisas visando seu melhor desempenho.

Absenteísmo

Mede a taxa de ausências dos colaboradores. O número de horas desperdiçadas por cada indivíduo é calculado em função das horas totais, gerando um percentual para cada colaborador. Com essa métrica você pode fazer um controle mais rigoroso do tempo de trabalho perdido e, ainda, estabelecer um comparativo entre os funcionários.

Assim, é possível lidar melhor com as faltas ao trabalho de maneira a identificar possíveis motivações para ausências recorrentes em um setor específico.

No cálculo do índice do absenteísmo, é preciso fazer a soma simples de todas as faltas que ocorreram no período analisado, considerando todos os funcionários. Em seguida dividimos esse valor obtido pelo número médio de funcionários que a empresa teve no período, fazendo a multiplicação pelo número dos dias de trabalho no mês. Por fim, multiplique por 100 para ter o resultado em percentual.

Turnover

A taxa de rotatividade, também conhecida como Turnover, é uma ferramenta útil para comparar a quantidade de colaboradores desligados da empresa com o número total de funcionários que ela possui. Com esse índice, é possível obter benefícios como conferir a atratividade da empresa para o mercado de trabalho, bem como identificar falhas na gestão e até mesmo os eventuais erros cometidos no processo de seleção.

É importante calcular essa taxa para ter meios de evitar que a sua empresa esteja sempre comprometida com rescisões contratuais e novos processos seletivos. A alta rotatividade pode gerar custos desnecessários para a organização, como na reposição do funcionário que sai, o custo de treinamento do novo funcionário que chega num ritmo diferente do antigo, sem contar com uma série de outros custos indiretos.

A rotatividade pode ser causada por fatores internos (como políticas muito peculiares da organização, tipos de supervisão e relacionamento e condições de trabalho ruins) e externos (como a conjuntura econômica e a disponibilidade de outras oportunidades de emprego no mercado).

É possível obter informações precisas sobre a rotatividade via entrevistas de desligamento, que acontecem quando a empresa verifica os motivos que levaram à saída do profissional naquele momento.

Você pode calcular a rotatividade de maneira simples. Basta dividir o número de desligamento pelo total de funcionários no meio do mês e multiplicar por 100 para ter o índice em percentual.

KPIs de RH para mensurar produtividade

Com indicadores de produtividade você pode mensurar o que sua empresa entrega ao mercado em função de recursos empregados na ação, podendo ser dinheiro, tempo, ou outros.

É possível avaliar a produtividade dentro da empresa, por exemplo, dividindo o lucro obtido por ela pelo número total de funcionários. Seguindo o mesmo raciocínio você consegue também avaliar a produtividade em função de:

  • receita por cada consultor de vendas, dividindo o total de vendas pelo número de consultores da empresa;

  • horas pela receita, dividindo as horas usadas pela receita obtida;

  • taxa de Churn, métrica que determina a quantidade de clientes que cancelaram o seu serviço, dividindo o número de clientes que desistiram de seu negócio pelo total de clientes da empresa no período.

Clima organizacional

Mensurando o clima organizacional da empresa, é possível melhorar o ambiente de modo que a produção da equipe cresça em função de ajustes nos erros cometidos durante a gestão. Isso é feito a partir da obtenção da opinião dos colaboradores a respeito de diferentes elementos da gestão, tais como eficiência da comunicação interna, possibilidades de crescimento profissional, benefícios e valorização.

Com notas atribuídas em escalas, você pode definir o grau de satisfação da equipe com a empresa e desenvolver políticas para resolver problemas ou aperfeiçoar processos.

Recrutamento e seleção

As métricas ligadas aos processos de recrutamento e seleção estão relacionadas a fatores como tempo, custos e qualidade do processo. Dessa forma, procure calcular o tempo médio de recrutamento, ou seja, o total de horas ou dias gastos com o processo e divida pela quantidade total de processos de recrutamento.

Assim, você pode avaliar se o recrutamento foi eficiente ou não. Um número elevado pode representar uma necessidade de revisão de procedimentos.

Com o custo médio por admissão é possível medir a eficiência de seus procedimentos. Assim, considere despesas com comunicação, honorários de consultoria, custos de RH e do requisitante. Divida o resultado pela quantidade de admitidos para saber se a seleção oferece custos incompatíveis com os interesses da empresa.

A taxa de admissão pode ser obtida quando a quantidade de pessoas admitidas num determinado período é dividida pela quantidade total de colaboradores desse mesmo período. Neste sentido, quando você identifica elevadas taxas de admissão é necessário que a empresa pense em programas de integração e treinamento, visando reter funcionários.

8. Índice de Favorabilidade de Treinamentos

Este índice pode ser aplicado em forma de pesquisa de satisfação a cada fim de treinamento realizado, sendo composto por perguntas abertas e fechadas para dar ao participante a condição de avaliar e fazer suas críticas em relação à empresa. Consequentemente, o responsável pelo RH pode reunir os dados, analisá-los e convertê-los num caminho para que a organização evolua.

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Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

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